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OS 4P´s E OS 4C´s DE MARKETING
Anteriormente comentei sobre a fase de planejamento da empresa, momento onde a empresa busca identificar quem ela é, qual seu propósito, quem são os concorrentes, quais seus pontos fracos e pontos fortes, quais oportunidade e ameaças o ambiente externo oferece, etc. passada esta etapa a empresa a próxima é a determinação do mix de produtos e/ou serviços. São 4 os P´s do mix de marketing.
Na AGMKT, tratamos de todos estes aspectos através de nossas metodologias.
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É importante destacar que em todas as situações teremos sempre os 4P´s dos produtos e/ou serviços que são o mix de marketing e que tem uma relação direta com os 4C´s do cliente, conforme
O P de Produto e o C de cliente: se a sua empresa focar no atendimento das necessidades / desejos do cliente vai evitar o erro que é a “miopia de marketing”, ou seja, preocupar-se sempre com o produto sem considerar o cliente. Pense sempre no produto e/ou serviço como uma solução para o cliente e não como uma solução para a empresa.
O P de Preço e o C de Custo para o cliente: o custo para um cliente adquirir o seu produto e/ou serviço é muito mais que o preço que ele desembolsa para adquirir. O custo além de abranger o preço do produto ou serviço leva em conta outros valores que afetam a decisão do consumidor. O tempo gasto para encontrar o produto, o desgaste psicológico que ele pode te se está adquirindo de sua empresa pela primeira vez, a qualidade de atendimento, localização da assistência técnica, etc. É importante sempre tentar diminuir o que chamemos de “custo total de propriedade” (falarei um pouco mais disto adiante quando for tratar do tema Valor para o cliente)
O P de Praça (ou Distribuição) e o C de Conveniência para o cliente: cliente quer conveniência, quer facilidades para comprar seu produto e/ou serviço. Seu produto e/ou serviço deverá ser fácil de encontrar, deverá ser fácil de comprar, deverá ter várias opções de pagamento e de entrega, seu atendimento deverá ser diferenciado, os atendentes devem saber explanar muito bem a respeito do produto e suas particularidades, o seu site deverá ser completo com informações relevantes. O tempo para adquirir o produto deve ser rápido, ele não quer esperar muito tempo para ser atendido, mas se tiver de esperar ele irá querer sofá confortável, um cafezinho quente. Em relação à entrega do produto, o cliente deseja recebê-lo na data e horário que lhe convém, nem sempre a entrega rápida é o que ele deseja.
O P de Propaganda e o C de Comunicação com o cliente: saber se comunicar é fundamental. A Internet e as mídias digitais são hoje os canais mais populares e com baixo custo para divulgar seu produto e/ou serviço. Para uma boa comunicação você deverá conhecer bem o seu cliente para poder “falar” com ele usando o tipo de comunicação que ele entenderá.
Então o que se espera é que os 4P´s estejam alinhados aos 4C´s pois a empresa deve buscar atender necessidades (e/ou desejos) dos seus clientes e não o contrário.
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